Histórico

A prática da união coordenada para negócios por meio da aproximação de profissionais faz parte da cultura do Clube Rotary, uma organização sem fins lucrativos, voltada ao apoio ao empreendedorismo, trabalho comunitário e filantropia.

O primeiro clube Rotary surgiu em 1905, da rotina de encontros dos amigos Gustavus Loehr, Silvester Scheile , Hiram Schiele , e Paul P.Harris para conversar e discutir interesses profissionais, sob o clima de amizade e companheirismo típico dos homens de bem.

Desde então, tal conceito faz parte da história do Rotary , que atualmente reúne mais um milhão de membros em mais de duzentos países.

O Encontro de Rotarianos e Negócios

Em 2010, os rotarianos da região de Campinas identificaram a necessidade da criação de um grupo formado por pessoas ligadas a diversos segmentos do ramo empresarial, para encontros de discussão e negócios.

Com o apoio da empresa Rocha Turismo, em 2011 deu-se o primeiro encontro, denominado Rotary Negócios RMC, que contou com o rotariano Sung Tien Lo como principal mentor.

Em seguida, uma agenda de encontros foi criada, para as discussões e definições quanto as diretrizes sobre os eventos seguintes, como a questão da definição do perfil do público participante. Estabeleceu-se então que o evento seria aberto a rotarianos e ao público formado por industriais, prestadores de serviços, profissionais do comercio exterior, operadores trading , profissionais liberais, distribuidores e varejistas.

Expansão do projeto

A continuidade do projeto “Encontro de Rotarianos e Negócios”, veio de seu êxito em formar células regionais, estaduais, nacionais e internacionais entre os participantes, visando criar e potencializar negócios.

O apoio do CIESP ( Centro das Industrias do Estado de São Paulo) Campinas, por meio do Sr. José Nunes Filho, diretor titular, ocorreu na edição 12 evento, realizado no auditório do local.

A parceria projetou o evento, e chamou a atenção de grandes grupos empresariais quanto a apoio e participação. Um destes parceiros é a empresa Brasilinvest, um dos mais importante grupos de negócios e investimentos do Brasil e do mundo.

A seriedade e credibilidade imprimida em cada evento trouxe para a “ 13 Encontro de Rotarianos e Negócios”, parceiros estratégicos à sua realização, que será a maior de todas as edições, a cargo das empresas Círculo do Conhecimento, Splicenet, White Comunicação e Polimídi Produção de Conteúdo.

Os passos seguintes incluem a propagação da idéia por todo o Estado de São Paulo e mesmo sua realização em outros países. Afinal, a concepção de negócios e parcerias por meio da aproximação de interesses e pelas vias dos valores da amizade e companheirismo fazem parte da cultura do Clube Rotary.