FAQ

PERGUNTAS FREQUENTES

Que tipos de intercâmbios estão disponíveis?

Há três tipos de intercâmbio:

• Longa duração: Este intercâmbio está aberto a estudantes de 15 a 17 anos e normalmente dura de 10 a 12 meses. A maior parte tem entre 16 e 17 anos durante seu ano de intercâmbio. O jovem mora com mais de uma família do país anfitrião e deve frequentar uma escola. Intercâmbios de longa duração podem ser prorrogados para incluir também parte ou a totalidade das férias escolares imediatamente anteriores ou posteriores ao ano letivo.
• Curta duração: Este intercâmbio é aberto a estudantes de 15 a 19 anos e varia de dias a semanas. Geralmente não inclui atividade acadêmica e é realizado durante o período de férias escolares. Intercâmbios de curta duração normalmente são organizados por um distrito rotário entre os filhos de duas famílias, mas podem também ter a forma de acampamentos internacionais de jovens ou excursões que unam estudantes de países diferentes.
• Novas Gerações: Este intercâmbio dura de três semanas a três meses e seus participantes têm entre 18 e 25 anos, podendo incluir atividades profissionalizantes.

 

Onde posso fazer intercâmbio?

O distrito 4760 mantém parceria com outros distritos em média de 25 deferentes países. Lembrando que sua escolha estará vinculada a sua classificação no processo de seleção.

Quais são as regras?

Cada distrito determina as regras que os estudantes devem seguir de forma a garantir sua segurança e manter a estrutura do intercâmbio. Para ajudar os estudantes a compreender as exigências e expectativas, os distritos realizam sessões de orientação, de comparecimento obrigatório.

Além das normas impostas pelos distritos, o Rotary Internacional requer que os estudantes:

• Sigam as leis e costumes do país anfitrião.
• Obedeçam as regras da família anfitriã.
• Não dirijam veículos motorizados de nenhum tipo.
• Não usem drogas de nenhum tipo, nem mesmo em países onde é legalizado.
• Não consuma bebida alcoólica.
• Não se envolve em relacionamentos afetivos.

Se um estudante desobedecer as regras previamente estipuladas, o distrito anfitrião pode decidir pelo fim do intercâmbio e assim o estudante deve voltar para casa mais cedo.

E se eu não tiver certeza de que quero fazer um intercâmbio?

É normal sentir ansiedade quando pensamos em morar no exterior durante um período extenso. Entretanto, é preciso sentir-se confortável com a ideia antes de decidir participar do intercâmbio. Estudante que tiver restrições com relação a algum aspecto do programa ou que acharem que não conseguirão ter o desempenho esperado, deve conversar sobre o assunto com um membro da comissão de intercâmbio ou ex – intercambista do programa. O Intercâmbio de Jovens é uma excelente oportunidade, mas os estudantes devem sentir-se confiantes antes de embarcar nesta aventura.

Eu preciso falar o idioma do país anfitrião fluentemente?

Não é necessário, mas apesar da maior parte dos distritos anfitriões não exigir que os estudantes sejam fluentes no idioma local, sugerimos que eles façam aulas para ter conhecimento básico da língua antes do início do programa.